Sermão do IV Domingo depois de PentecostesPor ocasião de uma primeira comunhão

Em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Ave Maria…

Jonas, hoje você irá receber o próprio Jesus Cristo na hóstia consagrada, Jesus Cristo em pessoa. Recebendo a hóstia, você não receberá uma coisa sagrada. Você receberá uma pessoa sagrada. Você vai receber Nosso Senhor Jesus Cristo, com seu Corpo, Sangue, Alma e Divindade. Você vai receber Nosso Senhor Jesus Cristo, que é verdadeiramente Deus e verdadeiramente homem. Você vai receber Jesus Cristo, que passou a vida dEle fazendo o bem. Você vai receber o próprio Deus, criador de todas as coisas, do céu e da terra, dos anjos, dos minerais, das plantas, dos animais, dos planetas, dos homens: criador de tudo o que existe. Que graça enorme e que bondade enorme a de Nosso Senhor Jesus Cristo: se entregar a você na Eucaristia para que você possa se salvar.

Você sabe muito bem que aquilo que você vai receber parece pão, tem gosto de pão, cor de pão, mas que é, na verdade, o Corpo, o Sangue, a Alma e a Divindade de Nosso Senhor Jesus Cristo. Hoje é o dia em que o próprio Deus vai se entregar a você como alimento espiritual, para dar forças para que você seja uma pessoa boa, quer dizer, uma pessoa que segue aquilo que Cristo ensinou.

Jonas, hoje deve ser o dia mais alegre da sua vida, pois você vai receber o maior bem e o maior tesouro que você poderia desejar. Não se trata de um brinquedo, de uma diversão ou de alguma coisa que passa e acaba rapidamente. Não. É o próprio Deus que você vai receber. Deus, que é infinito, que é nossa felicidade e nossa alegria. Você receberá o próprio Deus na Eucaristia e o receberá bem preparado, com a alma pura, com o desejo de ser um melhor católico: acreditando mais firmemente naquilo que Deus nos falou, praticando melhor os mandamentos, deixando de lado todo pecado, combatendo, com todas as forças, o pecado mortal e também o venial, que são os dois maiores males que existem. Se você receber bem o Corpo, o Sangue, a Alma e a Divindade de Cristo, e o receber com frequência, você agradará a Deus e irá para o céu, você será eternamente feliz no céu.

Lembre-se de que você, como todas as outras pessoas, foi criado para conhecer, amar e servir a Deus aqui na terra, para poder ser eternamente feliz com Ele no céu. Fazer uma coisa que não leve você a conhecer, amar ou servir a Deus é perder tempo. Lembre-se, então, de que a primeira comunhão não é o fim, mas o começo de uma vida cristã.

A partir de hoje, você terá que se esforçar ainda mais para fazer aquilo que Deus manda, pois fazer o que Deus manda agrada a Ele e faz bem para você. A partir de hoje, você terá que rezar ainda mais: ao acordar, antes de dormir, antes das refeições, e várias outras vezes durante o dia você deve falar com Jesus Cristo e com sua Mãe, a Sempre Virgem Maria. Se esforce para rezar o terço todos os dias, imitando o exemplo dos pastorzinhos de Fátima, da Jacinta e do Francisco, crianças que viram Nossa Senhora em Fátima. Elas rezavam o terço todo dia e tinham a idade que você tem, aproximadamente. Peça a ajuda dos seus pais para rezar. A partir de hoje, você terá que procurar conhecer ainda melhor aquilo que Cristo ensinou, para poder amar mais a Cristo e colocar em prática tudo o que Ele nos falou. Estude o catecismo, nas dúvidas pergunte aos seus pais, que têm a obrigação de ensinar a doutrina cristã aos filhos, pergunte ao Padre. A partir de hoje, você terá que praticar ainda melhor os mandamentos, evitando com todas as forças o pecado, pois o pecado ofende a Deus e prejudica a nossa alma. A cada pecado que cometemos, nosso coração vai sendo preenchido de ódio. Ficamos egoístas, pensando só no nosso prazer, na nossa vantagem, e não nos preocupamos de estar prejudicando os outros, de estarmos ofendendo a Deus, que só nos dá amor e recebe de nós só ingratidão. A partir de hoje, você deve receber com frequência a confissão e a comunhão. Se você cair em pecado mortal, procure se confessar rapidamente, fazendo o exame de consciência, com arrependimento, com o propósito de não mais voltar a pecar, confessando sem medo todos os pecados e cumprindo a penitência dada pelo Padre. Mesmo sem pecado mortal, procure com regularidade a confissão, melhor ainda toda semana.

A partir de hoje, você assistirá à Missa prestando ainda mais atenção no que está acontecendo, sem se distrair, sem conversar, sem brincar com os irmãos ou colegas. Você assistirá à Santa Missa com atenção e respeito, entregando tudo o que você é e tudo o que você tem para Deus. Lembre-se sempre de que a Missa é a renovação do sacrifício do Calvário, a renovação da crucificação de Cristo. A Missa é o que tem de mais importante na face da terra. Na Missa, você deve adorar a Deus, reconhecendo que Ele é o Senhor de todas as coisas e se submetendo a Ele. Na Missa, você deve pedir a Deus o arrependimento por todos os pecados que você cometeu. Na Missa, você deve agradecer por todos os benefícios, por todas as graças que Deus deu para você: foi Ele quem criou você, é pelo poder dEle que você continua existindo, é pela bondade dEle que você vai receber a Sagrada Comunhão, é com a ajuda dEle que você faz coisas boas. Na Missa, vocês deverá pedir a Deus as graças, as ajudas, de que você precisa para praticar o bem e para não pecar.

Jonas, peça, principalmente, a graça de ser forte: a graça de continuar fazendo sempre a vontade de Deus, sem dar atenção aos colegas que zombam de você porque você pratica a religião, sem dar atenção a outras dificuldades. Nosso Senhor Jesus Cristo sofreu muito, até a morte na Cruz, mas sempre continuou fazendo o bem, fazendo a vontade de Deus. Você deve imitar Nosso Senhor. Nunca deixar de fazer o bem, por mais difícil que seja. Assim, você será um verdadeiro herói, você será santo. Quem é covarde e não sabe dizer “não” para si mesmo não pode ser amigo de Jesus. Jesus não tem amigos covardes.

A partir de hoje, você deverá ter uma devoção muito grande a Nossa Senhora, a Sempre Virgem Maria. Ela é a sua Mãe. Ela é uma boa Mãe que sempre nos ajuda. Nas dificuldades, nos sofrimentos, nas tristezas, mas também nas alegrias, nos sucessos, e em todas as situações, reze para Nossa Senhora, reze o Terço. Ela sempre nos leva para o Filho dela: Jesus Cristo.

Hoje e todos os dias, você deve receber a comunhão com muito respeito, sempre na boca, de joelhos. Com muita fé, vestido com modéstia, fazendo jejum de pelo menos uma hora. Deve receber a comunhão pedindo a Deus que Ele faça de você uma pessoa santa. Uma só comunhão basta para nos transformar, para nos fazer deixar os nossos erros e os nossos maus hábitos e costumes. Receba a comunhão pedindo a Jesus Cristo a santidade, pedindo a Ele a graça de continuar com a alma pura até o dia da morte, para que, nesse dia, você possa ir para o céu, para que possa ser eternamente e infinitamente feliz.

Jonas, é o próprio Deus que você vai receber agora na sua alma. Faça para Deus uma morada, uma casa digna, com uma alma pura, uma alma que busca em todas as coisas agradar a Deus. Hoje é o dia mais importante da vida que Deus te deu. Você receberá o Corpo, o Sangue, a Alma e a Divindade de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. Amém.

 

Os comentários estão fechados.

Navigate