Atendimento de confissões

Pode-se pedir para se confessar com um dos sacerdotes do IBP antes ou depois da Missa (pedir na sacristia). Há também a possibilidade de se confessar durante uma Missa quando ocorrer de dois ou mais sacerdotes estiverem presentes (no caso das Missas na paróquia São Paulo Apóstolo, não há atendimento quando apenas um padre estiver presente).

Pede-se, por caridade para com o sacerdote e os demais que possam estar aguardando em fila, que se faça uma boa preparação antes de se confessar, sugerimos o exame de consciência preparado pelo Pe. Daniel Pinheiro (IBP) que consta no link aqui. Em seguida, durante a confissão, sugerimos seguir os seguintes passos:

    1. Responder ao confessor há quanto tempo não se confessa (aproximadamente). Lembre-se que a Igreja obriga a confissão sob pena de pecado grave no mínimo de 1 vez por ano, mas o conveniente é fazê-lo 1 vez por mês ou o quanto antes caso tenha se cometido uma falta grave.
    2. Dizer quais pecados cometeu (os próprios e não os dos outros!), dos mais importantes aos menos importantes. O obrigatório é falar todos os pecados graves cometidos quanto ao tipo do pecado e o número (aproximado) de vezes. Caso não haja pecados graves a confessar, então confessar pecados veniais sinceramente arrependidos. Caso nem isso haja, então pode-se renovar o arrependimento de alguma falta grave já confessada no passado. Caso contrário, então é melhor não ir no confessionário e expor-se ao perigo de cometer um sacrilégio (o padre dar a absolvição quando não há nada a ser absolvido), lembrando que Nossa Senhora nunca recebeu ou buscou esse Sacramento! Lembrar também que falhas inerentes à natureza humana não são pecados, nem veniais. É preciso que nossa consciência alerte para o certo e nossa vontade escolha o errado para haver pecado.
    3. Escutar, então, o que o confessor tem a dizer (perguntas a esclarecer, remédios a aplicar).
    4. Memorizar a penitência recebida e executá-la o quanto antes, se possível.
    5. Rezar a fórmula do Ato de Contrição em voz audível ao confessor. Pode-se usar, por exemplo, a seguinte fórmula:

Ó meu Jesus, que sois infinitamente bondoso e amável, perdoai-me por ter pecado e Vos ter ofendido e, com o auxílio da Vossa graça, proponho-me firmemente a não mais pecar. Amém.

  1. Esperar o confessor dar o sinal para sair.
Navigate