O Instituto e a sua presença na Terra de Santa Cruz

O Instituto do Bom Pastor foi criado em 2006 pelo papa Bento XVI com a característica própria de celebrar a Missa exclusivamente no Rito Romano Antigo. Todo o seu trabalho pastoral é, em consequência, também penetrado pela tradição bimilenar da Igreja Católica.

A existência do nosso Instituto é, assim, garantia da preservação e divulgação desse patrimônio material e espiritual transmitido de geração em geração, patrimônio que guiou a vida dos nossos antepassados e que é uma riqueza para todos os católicos.

A sacralidade do culto, a beleza, o respeito pelo mistério, são características fundamentais deste rito, herdeiro da sabedoria dos antigos e do aperfeiçoamento gradual que o tempo traz para aquelas coisas que souberam resistir ao seu desgaste.

Numa sociedade que sofre da desagregação dos indivíduos, da falta de referência e de uma forte crise da autoridade, o Rito antigo pela sua própria natureza contribui não só no âmbito religioso, mas também na sociedade como um todo, enquanto ele penetra o cotidiano das pessoas com valores de extrema importância para a reconstrução de uma sociedade católica: o espirito de recolhimento e oração, a expressão clara da doutrina católica nos gestos, orações e símbolos da Santa Missa e a noção de que Deus deve ser o centro de nossas vidas e a finalidade de todas as nossas ações.

O Instituto foi fundado na França, mas sendo de direito pontifício (respondendo diretamente ao papa), já nasceu internacional. Após 10 anos de fundação, as casas se multiplicaram no mundo, especialmente no Brasil, onde estamos presentes em Brasília (2012), em São Paulo (2014) e desde agosto de 2016 em Belém do Pará, além da nossa presença regular em muitas outras cidades do nosso País.

Em cada uma das casas estão dois padres que seguiram a formação completa no nosso Seminário Internacional Saint-Vincent-de-Paul, na França. Durante os seis anos de estudo, eles se prepararam para responder da maneira mais adequada à missão que lhes é confiada. Outros 15 seminaristas brasileiros estão em fase de formação e são sinal de um futuro promissor do nosso trabalho.


O Apostolado em São Paulo

Tendo a certeza de que a formação de católicos fervorosos e convictos passa não somente por uma vida de oração regular, mas também por uma boa formação intelectual, o Instituto oferece aos fiéis aulas e palestras semanais, lhes dando a possibilidade de conhecer melhor as verdades que a filosofia de Santo Tomás de Aquino organizou num sistema marcado pela sabedoria e pela sobriedade, e que são fonte segura de convicções para a vida católica. Os fiéis também têm acesso a comentários das Sagradas Escrituras, tanto do sentido literal quanto do sentido espiritual do texto, e podem assim nutrir a vida espiritual que lhes foi dada no batismo, conhecendo profundamente as verdades que Deus nos ensinou pelas Escrituras. Muitas outras atividades de formação e de vida espiritual também são regularmente realizadas. Mantenha-se sempre informado por meio de um de nossos padres!

Navigate