O Cordão de São José

A principal graça associada ao uso do Cordão de São José é a de conservar a castidade, sendo uma arma muito eficaz contra o demônio da impureza. Além disso, os devotos de São José recebem por sua intercessão outras muitas graças para o corpo e para a alma. Devido à sua comprovada eficácia contra os males corporais, espirituais e morais, a Santa Sé autorizou a devoção do Cordão de São José. Em setembro de 1859, a pedido do Bispo de Verona, a Sagrada Congregação dos Ritos aprovou a fórmula da bênção do Cordão de São José. O Cordão de São José deve ser confeccionado com linho ou algodão bem alvejado. A brancura desses materiais nos hão de indicar a candura e a virginal pureza de São José, castíssimo esposo da Virgem Maria, Mãe de Deus.

Numa das extremidades, o Cordão tem Sete nós que representam as sete tristezas e as sete alegrias do Glorioso São José:

  1. A dor de se ver na dúvida de repudiar ou não Nossa Senhora, sua esposa, quando soube de sua gravidez; e a alegria que teve quando o Anjo lhe revelou o mistério da Encarnação do Verbo e o consolou, dizendo que não deveria temer receber Nossa Senhora como esposa.
  2. A tristeza que sentiu ao ver nascer em tanta pobreza o Deus menino; a alegria e consolo que teve ao ouvir o coro dos anjos cantando Glória a Deus, e ao contemplar a glória daquela brilhantíssima noite de Natal.
  3. A tristeza que teve ao ver o sangue preciosíssimo de Nosso Senhor ser derramado na Circuncisão; o consolo e alegria que teve ao ouvir o nome de Jesus.
  4. A tristeza que teve ao ouvir a profecia de Simeão a respeito do que Jesus e Maria teriam de padecer; a alegria que teve ao saber também da salvação que resultaria para inumeráveis almas, dos sofrimentos que ambos padeceriam.
  5. A tristeza de ter que fugir com Nosso Senhor e a Santíssima Virgem para o Egito, vendo a perseguição de Herodes; a alegria de ter sempre consigo, nessas dificuldades, a companhia de Jesus Cristo e de Nossa Senhora.
  6. Ao voltar do Egito, a tristeza que teve ao saber que Arquelau ainda poderia perseguir o menino Jesus; e a alegria de ser avisado em sonhos de que deveria ir para a Galiléia, e de ficar lá com Jesus e a Santíssima Virgem.
  7. A perda do Menino Jesus, procurando-o com grande angústia por três dias; a alegria de encontrá-lo no Templo entre os doutores.

O Cordão de São José deve ser bento com bênção própria, por um sacerdote, conforme o Ritual romano. Uma vez bento, pode ser usado das seguintes formas: usá-lo cingido à cintura sob a roupa (o cordão maior), no pulso (o cordão menor) ou tê-lo bem guardado para ser usado por ocasião de dores e sofrimentos físicos, colocando-o na parte doente do corpo, como costumamos fazer com medalhas do Senhor Jesus e de Nossa Senhora, rezando, então, a São José, sete vezes o Glória ao Pai. Pode, também, ser usado no carro, nos livros escolares, na carteira de documentos, na carteira de motorista, no travesseiro etc. Pode, também, ser colocado na cabeceira ou no pulso do doente.

As pessoas que usam habitualmente o Cordão de São José obtém a graça da boa morte. São José, tendo falecido ao lado de Nosso Senhor e de Nossa Senhora, é padroeiro da boa morte, e obtém essa graça para todos os que tem devoção por ele. Aqueles que o trazem constantemente consigo tem proteção especial na guarda e na defesa da sublime virtude da castidade. O Cordão de São José pode ser usado pelas gestantes, em torno da cintura protegendo-as do perigo de aborto, nos partos difíceis etc. Deve-se rezar, diariamente, sete Glórias ao Pai em honra das sete dores e das sete alegrias de São José, ou qualquer outra oração a São José.

Os comentários estão fechados.

Navigate