Conselhos úteis para usar o celular de maneira inteligente

1. “O uso do celular na igreja precisa parar. O Arcebispo católico de Lagos (Nigéria), Dom Alfred Adewale Martins, instou todos os cristãos a parar de usar os telefones celulares nos lugares de culto, acrescentando que isso é um sinal de desrespeito para com Deus. Ao falar por ocasião da dedicação da igreja da Visitação, em Festac Town, Lagos, no sábado, o Arcebispo disse que a introdução da tecnologia do celular fez o povo perder o senso da humildade e da reverência para com Deus quando estão na igreja. […] “Eles desviaram uma invenção de sua finalidade, dando-lhe uma prioridade que ela não tem; um tal ato não mostra reverência para com Deus e deve ser banida dos lugares de culto” (CathNews New Zealand, Stop using cellphones in church, in https://cathnews.co.nz/2016/09/06/cellphone-use-disrespectful-church/; acesso em 20/11/2016, às 11:57).

2. “Cristo está presente na Santa Eucaristia. O sacrifício sangrento do Calvário é sempre tornado presente no sacrifício incruento da Missa. O pão e o vinho oferecidos são verdadeiramente “transubstanciados” em Seu corpo e sangue, alma e divindade. Cristo está especialmente presente na santa Eucaristia e convida cada pessoa que recebe a Sagrada Comunhão a entrar em comunhão com Ele. […] Portanto, desliguem os telefones celulares. Na era da comunicação sem fio, cada pessoa deve usar a primeira forma dela – a oração fervorosa. Em vez de ser interrompido por um telefone celular, cada pessoa precisa parar um pouco sua vida para Deus. Responder às pessoas que podem chamar é importante, mas agir como uma comunidade e como um indivíduo ao chamado do Senhor na Missa é muito mais importante. Enquanto nossa rede de telefonia celular pode até ser internacional nos dias de hoje, a rede de comunicação que a nossa adoração na Missa oferece é a comunhão dos santos – nossa união com todos os santos e anjos no céu, as almas no purgatório e os fiéis aqui na terra – e lá não há cobrança de roaming. Portanto, desligue o telefone celular e deixe suas baterias recarregar; ao fazê-lo, as baterias de sua alma se recarregarão. Trabalhemos na verdadeira comunhão com o Senhor na Missa em vez da comunicação instantânea com os outros, que está disponível em outros momentos. Em uma consideração mais prática, ter um telefone celular que toca durante a Massa perturba todo mundo que está tentando manter seu foco e concentração. Em algumas ocasiões, os telefones celulares soaram durante a minha homilia e durante a oração eucarística, quebrando a minha concentração. Portanto, apenas como uma questão de cortesia, telefones celulares devem ser desligados durante a missa, e ainda melhor, eles devem ser deixados em casa. Para aqueles, como médicos, que podem estar de plantão, colocar o celular no modo “vibrar” funcionará tão eficazmente quanto um telefone celular tocando. Vamos dar ao Senhor toda nossa atenção. Afinal, ninguém ou nada deve estar interrompendo nosso precioso tempo com Ele” (Father William P. Saunders, Leave cell phones at home, in http://www.holyspiritinteractive.net/columns/williamsaunders/straightanswers/80.asp; acesso em 20/11/2016, às 12:01).

3. ” Alguns clérigos na quinta-feira advertiram os cristãos a evitar o uso de telefones celulares em locais de culto como um sinal de reverência a Deus. Os clérigos deram o aviso em entrevistas separadas em Lagos (Nigéria). Dom Emmanuel Badejo, Bispo da Diocese Católica de Oyo, disse que, com cada desenvolvimento tecnológico, deveria haver um desenvolvimento e compreensão cultural relacionados. “Infelizmente, muitos de nós não adquirimos esse entendimento e não é o dever das empresas de tecnologia nos esclarecer. Porque eles deveriam se preocupar? A nossa ignorância os ajuda a ganhar mais dinheiro. Precisamos de uma compreensão do uso e os perigos de telefones celulares, I-Phones e toda essa tecnologia. O princípio básico é dizer ao telefone e a si mesmo: Eu sou o mestre aqui, não você. Eu decido se vou usá-lo, quando fazer e quando não. Se as pessoas entendem que a tecnologia também tem uma característica subjacente de usurpar e restringir sua liberdade, eles podem usar a tecnologia de forma diferente e exercer controle sobre ela. Quando, então, viola o espaço espiritual nas igrejas ou na oração, então a questão se torna uma verdadeira crise. “Precisamos de alguma educação da mídia pública a esse respeito ou algum programa para a independência da mídia em nosso currículo escolar”, disse Badejo. Além disso, o Rev. Mons. Gabriel Osu disse que a introdução da tecnologia do celular fez as pessoas perderem o senso de humildade e de reverência por Deus, quando estão na igreja. Osu, Diretor de Comunicações Sociais da Arquidiocese Católica de Lagos, disse: “As pessoas transformaram uma invenção tecnológica em uma perda de prioridade” (Niaja Church News, Clerics condemn use of cell-phones in church, in http://naijachurchnews.com/clerics-condemn-use-cell-phones-churches/; acesso em 20/11/2016, às 12:13).

4. “É minha opinião que usar telefones celulares não é apropriado na igreja. Portanto, peço que não usemos nossos telefones ou qualquer outro dispositivo eletrônico para chamadas, textos, e-mails ou jogos na igreja antes, durante ou após casamentos, funerais, batismos ou qualquer missa ou reunião. Nossa igreja não é um auditório. É uma casa de adoração. Pais, por favor ensinem isso aos seus filhos. Assim, se você precisa usar o seu telefone, eu lhe peço, por favor, para sair. Gostaria também de pedir-lhe para remover o seu dispositivo blue tooth do ouvido quando você vier à igreja, mesmo se você não pretende usá-lo. Basta colocá-lo em sua bolsa ou no seu bolso, ok?” (Guidelines for attending Catholic Mass, Igreja Católica do Santo Rosário, na diocese de Antioch, Estados Unidos; in http://holyrosaryantioch.org/; acesso em 20/11/2016, às 12:23).

Nos parece muito útil, igualmente, colocar aqui uma lista de princípios de bom senso que ajudarão as pessoas a usar das redes sociais e dos aplicativos de mensagem de modo razoável. Um novo modo de transmitir mensagens e de se comunicar exigiria, para ser bem usado, de uma formação das pessoas, porque há certos comportamentos que não são evidentes para certas pessoas. E, assim, do mesmo modo que nas escolas se ensina como escrever uma carta para uma pessoa comum ou uma autoridade, do mesmo modo deveria ser ensinado como usar as redes sociais:

  1. Não é porque você leu que está obrigado a responder na hora. Que o status indique online não significa que a pessoa esteja disponível para responder.
  2. Relações comerciais devem ser tratadas em horário de trabalho. Um cliente está sendo inconveniente se pede uma resposta às 22h do sábado, por exemplo… Além disso, salvo necessidade real (e não vinda da ansiedade…), não se devem enviar mensagens para alguém em um horário no qual se prevê que ela esteja dormindo, ou já recolhida.
  3. Se você vai conversar pela primeira vez com a pessoa, lembre-se que provavelmente ela não tem seu contato. Além disso, sua imagem de apresentação no aplicativo pode não ser do seu rosto, e não identifica você necessariamente. Se a foto é sua, isso não significa que a pessoa com a qual você deseja conversar já tenha te visto, ou se lembre de você. Peça licença e se apresente. Por exemplo: “Bom dia. Me chamo … . Quem me passou o seu contato foi tal pessoa. Escrevo por tal motivo, querendo saber etc…”.
  4. Se você tem urgência em ser atendido, feche o Whatsapp e faça uma ligação. Se a pessoa não atender, não insista: deixe uma mensagem na caixa postal.
  5. Pare de ficar pedindo contato, aos seus amigos e conhecidos, de quem você não tem relacionamento. É desagradável e não é polido.
  6. A ferramenta de áudio é prática, mas quem está do outro lado nem sempre pode ouvir na hora em que você enviou a mensagem. Outras pessoas podem estar por perto, o tempo pode não permitir, etc. Procure enviar um texto mesmo.É muito útil e conveniente enviar, junto com a mensagem de áudio, uma brevíssima mensagem escrita indicando o tema do áudio, para não deixar ansiosa a pessoa que o recebe, preocupada se a mensagem é importante ou não.
  7. Não adicione amigos em grupos do Whatsapp sem o consentimento deles.
  8. Cuidado com o que você compartilha no seu Whatsapp. Lembre-se de que o celular pode ser roubado, ou as informações podem escapar, e a confidencialidade do assunto pode ser quebrada. Deve-se ter muita atenção ao enviar e encaminhar mensagens, para que não acabe chegando em pessoas que não deveriam recebê-la. É desaconselhado tratar de casos de consciência e assuntos que toquem problemas pessoais de moral por meio do Whatsapp.
  9. Seja o mais direto possível, e evite textos enormes. O Whatsapp é um aplicativo para mensagens, não para a publicação de artigos.
  10. Se a pessoa não respondeu, não mande um áudio ou mensagem cobrando resposta, nem envie dezenas de sinais de interrogação cobrando a resposta. Calma…
  11. Você recebe mensagens inconvenientes e com insistência, de pessoas inoportunas? Não hesite em bloquear.
  12. Espalhando imagens e vídeos com piadas e conteúdos pornográficos por aí? Que imagem você está criando na cabeça das pessoas? O mesmo vale para correntes supersticiosas, ou catastrofistas. Se uma pessoa insiste em enviá-las, mesmo depois de advertida com tranquilidade, não hesite em bloquear por um tempo.
  13. Não fuja do tema para o qual um grupo foi criado. Respeite o propósito do grupo. Se precisar enviar uma mensagem que envolva uma ou outra pessoa do grupo, envie diretamente para elas, não para todo mundo.

Os comentários estão fechados.

Navigate